Zé Ramalho comenta citação no ENEM: “Sinto-me recompensado”
O cantor Zé Ramalho apareceu em uma das questões do ENEM 2021, com sua música “Admirável Gado Novo”. Sentindo-se grato e feliz pelo fato, o artista afirmou que o episódio denota a atualidade da faixa, assim como sua importância.
Apesar das denúncias recentes dos servidores do INEP em relação ao assédio do Governo para que questões de cunho político crítico e contrário à visão bolsonarista fossem suprimidas da prova, artistas como Zé Ramalho se fizeram presentes de forma importante.
A questão em que o cantor aparece fez parte da prova de ciências humanas, e exigia do participante uma reflexão sobre o contexto em que “Admirável Gado Novo” foi lançada. A resposta correta citava uma postura de passividade na sociedade brasileira.
No ano em que a canção foi lançada, o Brasil vivia a ditadura militar. Apesar de não fazer alusão direta ao período, uma vez que o pedido do atual presidente foi de que a ditadura de 64 fosse abordada como uma “revolução”, a prova criticou a época indiretamente, e fez alusão a outros importantes períodos históricos do país.
Além da música de Zé Ramalho, a prova do ENEM 2021 também trouxe outras questões que contrariam a linha política conservadorista de Bolsonaro. Estimulando o pensamento crítico dos participantes, a prova contou com a música “Sinhá”, de Chico Buarque, e com um texto de Friederich Engels, coautor do Manifesto Comunista, em conjunto com Marx.
Além disso, as questões também trouxeram problemáticas importantes para as minorias sociais. O racismo, tema extremamente presente na sociedade brasileira e pertinente, foi abordado, desafiando os alunos e convidando-os a um pensamento mais crítico. Outro tópico abordado foi a dificuldade de inserção das mulheres no meio científico, dado o patriarcalismo que permeia a produção científica.